A Holanda é o paraíso para os ciclistas. Muitos se perguntam como eles são uma sociedade tão respeitosa e civilizada em relação as bicicletas, mas raramente se comentam as manifestações massivas e constantes que a população teve que fazer para obter essas conquistas. O que hoje é uma realidade, foi fruto do árduo trabalho de grupos e organizações civis que contaram com a ajuda de um atuante poder público local.
O vídeo acima mostra uma revisão histórica do caminho percorrido na Holanda para a conquista das bicicletas que são uma unanimidade nacional e que terminou afastando o país do desenvolvimento centrado no automóvel comum no período pós-guerra. Vários fatores foram cruciais para essas escolhas, incluindo a indignação pública sobre a quantidade de espaço dedicado aos automóveis, grandes protestos contra mortes no trânsito, especialmente de crianças (essa foi a bandeira principal levantada pelos manifestantes contra os carros, apelidados “assassinos de crianças”), e também a resposta do governo para a crise do petróleo de 1970, que aumentou os esforços do país para reduzir a dependência do petróleo sem diminuir a qualidade de vida.
A Holanda é muitas vezes percebida como uma nação excepcional em termos de políticas de transporte e infra-estrutura. Mas isso não é exclusivo a eles, poderia ter acontecido na França, na Colômbia, no Brasil ou na Polônia, mas aconteceu na Holanda porque sua população assim exigiu. Como diz no vídeo, os problemas que haviam são comuns a muitos países, mas as soluções adotadas é que devem ser tomadas como exemplo pelas nações que estão começando a implementar mudanças a sua realidade viária.